.

A verdadeira sabedoria é saber o quão pouco nós realmente sabemos.

Sócrates

27/02/2014

Período pré-socrático


Os pré-socráticos: primeiros filósofos.


O período pré-socrático ou cosmológico é compreendido do fim do século VII a. C. ao fim do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.

A filosofia nasceu gradualmente e, embora tenha mantido o naturalismo e o apreço pelo forma já observada nos mitos, mostrou-se capaz de superar essa estrutura pré-reflexiva com a edificação de uma racionalidade lógica-argumentativa. Ora, as narrativas míticas não se importavam com as contradições, com os exageros sobrenatural e com fantasia, mas o pensamento filosófico deve primar pela coerência explicativa, por isso é incompatível com a incompreensão, com a incoerência e com a fabulação, tão presentes no universo mítico.

A lenta passagem do mito para a filosofia não aconteceu de maneira mágica ou automática. No século VI a. C., entre os primeiros elementos que propiciaram o nascimento da filosofia podem-se citar as viagens marítimas, a potencialização do comércio com outros povos, o surgimento (invenção) da política pública e a escrita alfabética, entre outros.

Os primeiros filósofos surgiram na Jônia, conjunto de colônias gregas da Ásia Menor, hoje atual Turquia, e, mais tarde, ao sul da Itália, no então chamada Magna Grécia. Esses filósofos acatavam apenas parcialmente os mitos, pois acreditavam que havia uma explicação racional para os fenômenos. A maior preocupação deles era encontrar a Arché (em grego - princípio fundamental) do Universo, isto é, queriam saber qual o elemento que dera início ao Cosmos (Universo). Assim, dizemos que os primeiros filósofos eram cosmológicos (cosmos - universo; lógica, explicação) e também físico (ou fisicista), pois queriam explicação para o mundo físico "a natureza". Foram chamados de pré-socráticos porque com Sócrates tem inicio o período clássico da filosofia e o surgimento dos grandes sistemas filosóficos.

Os principais pré-socráticos são:

Tales de Mileto, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eleia, Pitágoras de Samos, Empédocles de Agrigento, Demócrito de Abdera, Anaximandro, Anaxímenes, Anaxágoras, entre outros.

Para saber mais sobre estes filósofos pré-socráticos acima mencionados, pesquise em outros posts no blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar na web